Qual a melhor essência para fazer perfume?

Antes conseguirmos achar a melhor essência para fazer perfume, é essencial que você entenda que há diferenças entre os tipos de essência. Por isso, nesse post, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para aprender como fazer perfume adequadamente, da maneira correta!

O que é essência de perfume?

Para entendermos o que é essência de perfume, precisamos primeiro compreender o significado da palavra “essência”, que se refere à característica fundamental de algo. Assim, a essência de perfume é quimicamente definida como uma solução de óleos essenciais que, em combinação com álcool e outras substâncias, compõem o perfume.

Se você gosta de perfumes doces, a característica central das fragrâncias que provavelmente irá apreciar é o “doce”. Os perfumes doces costumam ter notas olfativas de baunilha, frutas vermelhas, pêssego, especiarias como canela e cardamomo, e outros elementos gourmands como mel e caramelo. Portanto, a partir das características dos seus óleos essenciais, podemos chegar denominar a família olfativa a qual identifica esse tipo de essência.

Tipos de essências

É fundamental entender que existem tipos de essências diferentes e que a escolha interfere na sua finalidade. Se você quer fazer uma perfume e escolhe uma essência hidrossolúvel, não dará certo.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e voláteis extraídas de plantas aromáticas, como flores, folhas, cascas, raízes e frutos. Eles contêm a essência ou aroma característico da planta de origem e são obtidos principalmente por meio de processos como destilação a vapor ou prensagem a frio.

Devido à complexidade e ao trabalho envolvido nesse processo, os óleos essenciais tendem a ser mais caros. Antes da revolução industrial, os perfumes eram produzidos exclusivamente através desses métodos, o que tornava o perfume um item de luxo.

Essências aromáticas

As essências aromáticas surgiram após a revolução industrial, também chamadas de essências concentradas, podem ser compostas por uma combinação de substâncias sintéticas e naturais, permitindo uma variedade ampla de aromas que imitam fragrâncias naturais, frutas, flores, e outros elementos. Elas são amplamente utilizadas na indústria para conferir perfumes, sabonetes, detergentes, velas e outros produtos um aroma agradável e característico.

Hidrossolúveis

As essências hidrossolúveis possuem uma formulação aquosa, mais fluida e pouco oleosa. São conhecidas por serem dissolvidas em água, sendo ideais para uso em sabonetes e produtos de limpeza, como também aromatizadores e umidificadores.

Compre Com Desconto

Lipossolúveis

As essências lipossolúveis se dissolvem facilmente em óleos e gorduras. Ao contrário das essências hidrossolúveis, que se dissolvem em água, as essências lipossolúveis são especialmente formuladas para serem incorporadas em produtos que contêm óleos como base principal, como cosméticos, perfumes e produtos de cuidados com a pele.

Compre Com Desconto

A melhor essência para perfume

Com base nas informações acima, conclui-se que um perfume para ter a qualidade almejada, antes de tudo, precisa de uma essência lipossolúvel, seja ela com óleos essenciais ou essências aromáticas, dentre outros fatores. Portanto, tenha bastante atenção ao comprar a essência. As essências hidrossolúveis costumam ser mais baratas e não servem para fazer perfume.

Se você quer saber como criar seu primeiro perfume, veja nosso artigo Como fazer perfume caseiro.

Deixe um comentário